Autoridades soltaram filhotes de peixes no Sepotuba


A secretaria municipal de Turismo, com apoio da secretaria de Meio Ambiente e Samae, realizaram a segunda soltura de filhotes de peixes espécie pacú do Rio Sepotuba, na Estância Amazonas. O evento aconteceu no último sábado e contou ainda com a presença de deputado estadual, Sérgio Ricardo.
Dezenas de crianças de diversas escolas também compareceram para prestigiar o ato. No total, foram soltos cerca de 200 filhotes de pacu. “É um momento muito importante para nossa cidade, principalmente para o meio ambiente.”, disse o prefeito José Jaconias da Silva.
Os peixes que foram soltos, vieram de Cuiabá e do município de Sorriso trazidos pelo deputado estadual Sergio Ricardo, o qual há 05 anos desenvolve o projeto de repovoamento de peixes nos rios de Mato Grosso. “O projeto que teve seu inicio em 2005, já distribuiu 20 milhões de peixes em várias espécies como: Pacu, Piau, Pintado e Piau-sul.”, afirmou Sergio Ricardo.
De acordo com o secretário de Turismo, João Batista Néri de Almeida, o João Negão, a primeira vez em que este evento ecológico e ambiental foi realizado em Tangará foi em 2007 "valeu a pena soltar 150 mil peixes na primeira edição do evento, foi um ganho sócio ambiental imensurável, pois hoje já se pesca pacu e piau sul no sepotuba acima da cachoeira do salto das nuvens, sempre que pudermos vamos realizar este tipo de evento, além de incentivarmos a preservação dos rios e dos peixes, estaremos preservando o turismo de pesca, esperamos sempre contar com apoio do deputado para este tipo de evento em Tangará.”.

SAMAE distribui lanche para crianças em evento

O Samae, através do diretor Jéfferson Luis Lima da Silva e sua equipe participaram, no último sábado, feriado do trabalhador, do evento de soltura de peixes no rio Sepotuba.
O evento que tem como objetivo inúmeras ações importantes de preservação ao meio ambiente, contou com a distribuição de sacolas plásticas e com a distribuição de lanches e refrigerantes para as crianças presentes.
“Nós estamos felizes em participar desse evento, que com certeza, trará resultados extremamente positivos para o nosso rio sepotuba, que estará repovoado, bem como para o meio ambiente, que é a nossa grande preocupação.”, disse o diretor do Samae, Jefferson Luis Lima da Silva.

Próxima soltura de peixes será no Salto das Nuvens
Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa
De acordo com o secretário de Turismo, João Batista Néri de Almeida, o João Negão, a próxima soltura de peixes será na Cachoeira Salto das Nuvens. “Esse evento já é tradicional em nossa cidade, então já estamos programando a próxima soltura de peixes que já está marcado para que em 2011 seja no Salto das Nuvens.”, informou ele.
O anúncio animou as crianças, pois a exuberância e a beleza deste importante ponto turístico de Tangará da Serra merece e precisa ser preservado e cuidado. “Nós escolhemos o salto das nuvens para o próximo ano justamente pela importância em que essa cachoeira tem e representa para nossa cidade.”, disse o secretário.
A Cachoeira Salto das Nuvens fica há aproximadamente 20 quilômetros do centro de Tangará da Serra e atrai milhares de turistas anualmente para a cidade.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário