Saneamento Básico: Samae inaugura uma das maiores Estação de Tratamento de esgoto do País.

Com aproximadamente 80 mil habitantes, Tangará da Serra se destaca mais uma vez no cenário estadual, dessa vez devido a preocupação com a Saúde e o meio Ambiente.
Depois da ampliação da coleta Seletiva, que passou a cobrir Todos os bairros da cidade, o município se destaca agora com a ampliação da ETE, estação de tratamento de esgoto do município, localizada na estrada do Ararão.
A inauguração da obra aconteceu na ultima quarta feira, e contou com a presença de alguns vereadores, secretários municipais, o diretor do Samae Jeferson Luiz e o prefeito José Jaconias.
Técnicos da Sema, secretaria estadual do meio Ambiente lotados em Cuiabá, também estiveram presentes a inauguração,o analista Ambiental da Sema, Everaldo Gasparini parabenizou o Samae e o município pela implantação do projeto, segundo ele o saneamento Básico é de fundamental importância para todos.
Everaldo também disse que Tangará da Serra está na frente de muitos municípios Brasileiros.
O prefeito José Jaconias também elogiou o diretor do Samae, pela iniciativa, segundo o prefeito a obra só foi concretizada graças ao esforço e a persistência da equipe, que trabalhou bastante do começo ao fim.
Jéferson Luiz agradeceu aos elogios e sua equipe, segundo ele os investimentos no Saneamento Básico não param, assim como no abastecimento de água e na coleta seletiva que já é modelo no estado.
O investimento na estação, foi de aproximadamente dois milhões de reais, recursos do município e do governo Federal.
Com a ampliação, a estação de tratamento de esgoto, passa a contar com seis grandes lagoas, que serão responsáveis por todo o processo.
O tratamento de esgoto requer um trabalho minucioso, ao chegar na estação todo o material, (esgoto) desprezado pelas residências e o comercio, passam por um tratamento rigoroso até a conclusão do processo, a etapa final do tratamento acontece na ultima lagoa que apresentará sempre uma água limpa e sem odor.
Todas as lagoas que compõem o complexo, são revestidas com mantas de PAD, Polietileno de Alta Densidade, que impendem qualquer contato com o solo, evitando assim a contaminação do lençol freático.
Segundo uma pesquisa da “fundação Getulio Vargas” a falta de Saneamento Básico atingi 47% da população Brasileira
A falta de Saneamento Básico é responsável pelo surgimento de muitas doenças, que atingem principalmente as crianças de um a seis anos de idade.
Enquanto o desenvolvimento do saneamento básico no País ocorre em marcha lenta, Tangará da Serra sai na frente mostrando a importância do Saneamento Básico para as pessoas.




Renan Coelho

Nenhum comentário