Aeronave teve problemas antes do acidente em serra do RS


O ultraleve que caiu em Três Forquilhas, ontem, causando a morte de duas pessoas - os mato-grossenses Adalberto Padilha Silveira, 49, e sua namorada, Joana D'Arc Chaves, 37 -, já havia apresentado problemas mecânicos antes de decolar de Canela, na Serra, com destino a Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A informação é do presidente da Associação Brasileira de Ultraleves (Abul), Gustavo Albrecht.

Conforme Albrecht, que participa do 10° Encontro Nacional de Ultraleves, em Torres, para onde o piloto Adalberto Silveira se deslocava, ele teria relatado problemas na primeira parte da viagem, de Cuiabá, onde morava, até Canela. Mesmo assim, segundo Albrecht, Silveira teria partido para Torres.

- Pelo que sabemos, ele mesmo trabalhou no conserto, o que não é recomendável. Nessas situação, não se decola sem que um mecânico verifique o que está errado, arrume e dê o aval para a viagem - disse Albrecht.

O presidente da Abul também disse que, provavelmente, Silveira voava sobre uma camada de nuvens, no momento em que enfrentou perda de potência do motor, já em Três Forquilhas.

Se ele estivesse abaixo das nuvens, Albrecht acredita que ele teria conseguido visualizar o terreno e poderia ter conseguido pousar a tempo.

Ainda segundo Albrecht, Silveira tinha habilitação para voar e era experiente. Ele já havia participado do 9º Encontro Nacional de Ultraleves, que se realizou no ano passado em Foz do Iguaçu.

Identificação

Os corpos de Adalberto e Joana foram encaminhados ao Departamento Médico Legal (DML) de Osório, no Litoral Norte, no final da tarde desta sexta-feira.

Eles foram encontrados pela manhã e resgatados durante a tarde em um local de difícil acesso, no Litoral Norte. Pelo menos um familiar de Silveira se deslocava ontem em direção ao Estado para buscar o corpo.

O Comando Regional dos Bombeiros de Tramandaí recebeu contato do irmão de Silveira durante o dia. Ele viajaria de avião de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá até o Rio Grande do Sul.

O ultraleve decolou às 12h45min de Canela para participar do 10° Encontro Nacional de Ultraleves, em Torres, de 3 a 6 de junho. O alerta de socorro foi feito por volta das 14h15min do dia 3 de junho. O avião teria sofrido "perda da potência do motor".


MidiaNews

Nenhum comentário