Após apanhar de vereador, jornalista teme por sua vida


A jornalista Márcia Pache, da TV Centro-Oeste, retransmissora do SBT em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá), disse estar indignada por ter sido agredida, na manhã desta segunda-feira (28), pelo vereador Lorivaldo Rodrigues de Moraes (DEM), o "Kirrarinha".

A repórter disse temer por sua vida e as de suas filhas. O fato aconteceu quando a Márcia tentava uma entrevista dentro do Cisc da cidade, onde o parlamentar prestava depoimento. "É um absurdo o que aconteceu. Estava trabalhando, não tem justificativa para essa atitude", declarou.

Márcia Pache vem fazendo uma série de denúncias contra o vereador Kirrarinha, que está sendo investigado pela Polícia Civil - inclusive, pela manhã ele prestava depoimento sobre esses casos.

Segundo a jornalista, ele é acusado de obter procuração para receber aposentadoria de uma idosa e ficar com o dinheiro. A outra acusação é de ter autorizado a invasão de um imóvel, dentro do conjunto habitacional Tuiuiú, construído pelo Governo do Estado na cidade.

Ela contou que, quando começou a fazer as matérias denunciando esses casos, a população da cidade avisou que a repórter poderia sofrer represálias. Márcia contou que o vereador já agrediu o jornalista Celso Garcia, da TV Record.

"A população tem medo do Kirrarinha. Ele tem fama de aterrorizar a cidade. Fiz as denúncias, mas nunca ultrapassei o lado profissional. Ao que parece, ele levou as denúncias para o lado pessoal, tanto é que me agrediu", disse.

A repórter já prestou queixa contra o vereador, por agressão e injúria. Ele foi ouvido pelo delegado Algoziu Romeu Brizola. Márcia Pache ainda informou que estuda a possibilidade de processá-lo na esfera cível, onde pedirá uma indenização por danos. A agressão foi registrada pela equipe de reportagem, que acompanhava Márcia.

Manifestação

Nesta noite, vários veículos de imprensa da cidade irão fazer uma manifestação em frente à Câmara de Vereadores de Pontes e Lacerda e solicitar providências do Legislativo. Será solicitado ao presidente da Câmara, vereador Claudinei Cela, o "Ferrugem", a abertura de um processo para investigar a possível quebra de decoro parlamentar por parte de Kirrarinha, o que poderá provocar a cassação do seu mandato.

Repúdio

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), por meio de nota, rechaçour a absurda agressão, colocar a assessoria jurídica da entidade à disposição e prestar solidariedade à repórter. A entidade lamentou que, em pleno Século XXI, profissionais da imprensa ainda sofram esse tipo de intimidação, desrespeito e atentado contra a integridade física.

O Sindjor ressalta que, mesmo nas situações em que os ânimos estejam acirrados, é preciso manter o respeito pelo cidadão e pelos profissionais.

"O Sindjor-MT acredita que a Câmara Municipal de Pontes e Lacerda não vai se omitir diante de tamanho absurdo e tomará as devidas providências, para que isso não se repita, levando em conta, inclusive, que esse vereador já agrediu a um outro repórter da TV Record. Uma pessoa que se presta a esse tipo de atitude não merece o respeito da sociedade e muito menos o voto de um cidadão", diz a nota.

Nenhum comentário