• Operação Re-volver: duas pessoas de Tangará da Serra escapam do cerco da Policia Federal.

Um empresário foi preso na ultima quarta-feira (2), durante a Operação Re-volver, no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), acusado de financiar o tráfico de drogas na região. Ele atua no ramo farmacêutico e no setor de revenda de veículos.
Em entrevista coletiva, o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Valmir Lemos de Oliveira, informou que, desde que foi desencadeada a Operação Volver, em julho de 2009, a instituição trabalha para desarticular a organização criminosa. Segundo ele, faltavam apenas provas para que fossem solicitados os mandados de prisão.
No total, foram expedidos 32 mandados de prisão: 30 foram cumpridas, sendo que 16 pessoas já estavam presas. Um soldado da Polícia Militar de Cáceres foi preso durante a operação.
As detenções foram realizadas em vários municípios de diferentes Estados: Imperatriz/MA (1), Rio Verde/GO (1), Rondonópolis (1), Nova Olímpia (1), Campo Novo dos Parecis (1), Cuiabá/Várzea Grande (8) e Cáceres (17) sendo duas mulheres. duas pessoas de Tangará da Serra estão foragidas..
No decorrer das investigações, foram realizados flagrantes que culminaram na apreensão de 82 kg de pasta-base de cocaína, prisão de 24 pessoas - sendo dois menores, recuperação de três carretas roubadas - utilizadas para transportar a droga, recuperação de um veículo com chassi adulterado, além de uma prisão por uso de documento falso.
De acordo com o delegado Oliveira, cinco quadrilhas foram desarticuladas. Os presos atuavam na rede como fornecedores, transportadores, revendedores ou de alguma forma davam suporte, para alimentar o tráfico e aumentar a criminalidade. "As pessoas presas eram importantes para a quadrilha; sem elas, o sistema ficaria fragilizado", disse o policial.
Os presos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo de veículos e uso de documento falso.

Operação Volver
A operação foi deflagrada em 10 de julho do ano passado, pela Polícia Federal, com objetivo de reprimir o tráfico de entorpecentes nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Acre e Espírito Santo. Na ação, foram presas as advogadas Kattleen Káritas Oliveira Barbosa Dias e Lucy Rosa da Silva, sob a acusação de envolvimento com uma quadrilha que atuava no narcotráfico em Mato Grosso.
Na época, foram expedidos 37 mandados de prisão temporária, dois mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão - nas cidades de Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Uruaçu e Jataí (GO), Vila Velha (ES) e Viana (ES) e Rio Branco (AC).
Tiveram a prisão decretada durante a Volver comerciantes, advogados, servidores públicos, um militar das Forças Armadas e presidiários, que cumpriam penas em estabelecimentos nos Estados de Mato Grosso e Espírito Santo. Os detentos são apontados como comandantes do tráfico de drogas do interior dos presídios.

Nenhum comentário