Policia desarticula quadrilha que agia na grande Cáceres

Dez integrantes de uma quadrilha de assaltantes que agia em toda região Oeste e Médio-Norte do Estado foram presos pela Polícia Judiciária Civil. Duas pessoas com residência em Cuiabá estão foragidas. A operação batizada de “Lagarto Cinzento” foi desencadeada no sábado (19) e finalizou na segunda-feira (21). A ação contou com a participação das Delegacias de Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda e da Polícia Militar dos dois municípios.

Com ações violentas a quadrilha praticava roubos em todo o Vale do Jauru, Vale do Guaporé e municípios da região de Tangará da Serra. A especialidade era o roubo de caminhonetes Hilux, joias e assaltos a residências. Um dos crimes ocorreu em 26 de maio de 2010 na residência do casal L.C.C e M.M.C, na faixa de 50 anos. Os bandidos entraram na casa, renderam e torturam o casal que foi queimado com bitucas de cigarros, agredido fisicamente e ainda submetido a sessões de afogamentos no vaso sanitário.

Os assaltantes procuravam por joias e como não havia levaram as alianças do casal e dinheiro arrecadado para ajudar a igreja da cidade. Os moradores de Mirassol D’ Oeste ficaram revoltados com o ocorrido e cobravam providências da polícia.

A quadrilha começou a ser desmontada no dia primeiro de junho, com a prisão de Gleison Pereira Nunes e Rodrigo Batista de Souza, ambos moradores de Mirassol D’Oeste. Eles deram suporte ao bando quando foram de táxi até Pontes e Lacerda para roubar uma pessoa. As informações da vítima foram levantadas por Gleison e repassadas aos comparsas.

A partir da prisão da dupla, a Polícia Civil identificou os demais integrantes da quadrilha, cuja base era a cidade de Pontes e Lacerda. O bando era liderado por Oséias de Oliveira de Oliveira Frutuoso, conhecido por “Lazanha”, “Cuiabano”, “Negão” e “Capital”. Ele possui extensa ficha criminal e estava foragido da Justiça pelo assassinato de uma pessoa em Cáceres.

Oséias por telefone comandava as ações criminosas realizadas pela quadrilha com ramificações em Tangará da Serra, Rondonópolis, Mirassol D’oeste e Pontes e Lacerda. Todos os integrantes tinham funções definidas, dentro da organização que roubava e furtava bens e pedido de Oseias, que além de planejar as ações, fazia a venda ou troca dos produtos na Bolívia.

O delegado de Mirassol D’Oeste, Mário Dermeval Aracechia Resede, ressaltou que a quadrilha agia na forma de uma empresa devido à articulação do grupo que tinha “representantes” em várias cidades do Estado. “São todos foragidos da Justiça. Da região essa era a quadrilha de maior poderio. Graças a Deus caiu todo mundo”, salientou.

Os presos responderão pelos crimes de roubo qualificado, sequestro e cárcere privado, formação de quadrilha e tortura. Estão presos: Oséias de Oliveira Frutuoso (“Lazanha”, “Cuiabano”, “Negão” e “Capital”), João Ramão dos Santos Gamarra (“Cabeça”), Gleison Pereira Nunes, Rodrigo Batista de Souza, Marcus José Silva Figueiredo (“Marquinhos”), Lins Emílio Leite Almeida, (“Índio”), Jonatan Batista de Souza (“Caio ou Cauã”), Kelvim Borges da Silva (“Keke”), Luiz Carlos Louzado Josino e Rozildo Martins de Jesus.

Durante o período que monitoramento, três assaltos foram impedidos de acontecer nas cidades de Várzea Grande e Pontes e Lacerda. O serviço de inteligência da Polícia Civil descobriu os planos e repassou as informações as policiais das localidades. Diante do policiamento nos municípios, os bandidos abortaram a ação.

Em Pontes e Lacerda a quadrilha tem participação em pelo menos cinco crimes e ainda é investigada em assaltos praticados nos municípios de Várzea Grande e Rondonópolis A denominação “Lagarto Cinzeto” se refere ao réptil que vive na espreita, é bastante agressivo e ataca sua própria espécie, características da quadrilha.




Jornal Oeste

Nenhum comentário