Polícia Federal prende 30 em ação contra o tráfico de drogas

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (2) a Operação Re-volver, de combate ao tráfico de drogas e os crimes conexos. Dos 32 mandados de prisão expedidos, foram cumpridos 30, assim distribuídos: Imperatriz/MA (1), Rio Verde/GO (1), Rondonópolis (1), Nova Olímpia (1), Campo Novo dos Parecis (1), Cuiabá/Várzea Grande (8) e Cáceres (17), sendo duas mulheres. Duas pessoas de Tangará da Serra estão foragidas.

Os presos deverão ser encaminhados à unidades prisionais nas mesmas cidades onde foram cumpridos os mandados, exceto as duas mulheres - presas em Cáceres, que, por razões de vagas nas cadeias, serão trazidas para Cuiabá.

A operação tem como origem fatos investigados no âmbito da Operação Volver, deflagrada no dia 10 de julho de 2009. Foram aprofundadas as investigações em relação a um empresário de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), tendo em vista que na referida operação não haviam sido colhidas provas suficientes de sua participação nos eventos criminosos.

Inicialmente, constatou-se que o empresário financiava a atividade do tráfico de entorpecentes, inclusive, de alguns investigados já presos na "Operação Volver".

Com o aprofundamento das investigações, se constatou o envolvimento de diversas pessoas ligadas ao empresário, que também participava ativamente de roubo e receptação de veículos roubados, para posterior troca por substância entorpecente e aquisição de armas de fogo de origem ilícita.

O empresário ainda se envolveu em um homicídio no município de Cáceres, motivo pelo qual atualmente se encontra preso.

No decorrer das investigações, foram realizados diversos flagrantes que culminaram na apreensão de 82,756 kg de pasta-base de cocaína, a prisão de 22 adultos e apreensão de dois menores, recuperação de três carretas roubadas, recuperação de um veículo com chassi adulterado, além de uma prisão por uso de documento falso.

No curso das investigações, a PF constatou a participação de dois policiais militares, tendo sido preso um soldado, que colaborava com o bando criminoso, fornecendo informações privilegiadas que evitavam as apreensões, pela Polícia, dos veículos roubados, garantindo que estes "transitassem seguros" até o seu destino.

A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso acompanhou, hoje, as buscas e apreensões e prisões realizadas nas residências dos policiais militares investigados.

A ação ocorre nos municípios de Cáceres, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Mirassol D'Oeste, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Vitória (ES), Imperatriz (MA), Goiânia (GO) e Rio Verde (GO).

A Polícia Federal pretende cumprir 32 mandados de prisão, 20 de busca e apreensão, além de sequestro de bens e rendas de parte dos investigados.

Assim como na Operação Volver, constatou-se a reiteração criminosa por parte dos autores desses crimes. Quase metade dos investigados já se encontrava presa e boa parte do restante possui antecedentes criminais.


MidiaNews com informações da PF/MT

Nenhum comentário