Traficantes roubam ambulância para trocar por cocaína

Traficantes estão roubando até ambulância para trocar por drogas na Bolívia. Ontem de madrugada, bandidos aproveitaram que uma ambulância Fiat Doblô estava estacionada no pátio da Secretaria de Saúde de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá) para furtá-la. Em seguida, tentaram levá-la para a Bolívia, onde traficantes daquele país iriam trocá-la por alguns quilos de cocaína. O furto ocorreu por volta das 2 horas.

Segundo policiais da Delegacia Municipal de Vila Bela, os bandidos abandonaram a ambulância a 15 quilômetros da fronteira, após bater o Fiat Doblô num barranco e danificar a roda. O veículo foi localizado no início da tarde.

Os policiais explicaram que o motorista voltou de uma viagem de Cáceres onde deixou um paciente. Na volta, estacionou a ambulância no pátio da Secretaria de Saúde deixando a chave na ignição. "É uma prática comum na cidade, pois, numa situação de emergência, é mais fácil sair com o veículo para atender a ocorrência", explicou um policial plantonista.

A partir da queixa, os policiais suspeitaram que o ambulância seria levada para a Bolívia. Começaram a investigar na região da fronteira e localizaram o veículo abandonado. A Doblô teve que ser rebocada até a Secretaria de Saúde. "Caso não tivesse ocorrido o acidente, a ambulância teria virado pó", observou um policial.

A vigilância na fronteira seca com a Bolívia é realizada pelo Grupo Especial da Fronteira (Gefron) da Polícia Militar, que possui postos em vários locais considerados suspeitos de ser usados por ladrões de veículos, principalmente picapes.

Os policias explicaram ser uma situação incomum o furto de uma ambulância. "Com certeza, iriam trocar por entorpecentes, assim como fazem com outros veículos. Tivemos muita sorte na recuperação", acrescentou.

A prefeitura não informou quantas ambulâncias possui, mas os policiais disseram que faria muita falta, uma vez que são usadas para levar pacientes graves para hospitais de Cáceres, cidade próxima com maior números de unidades hospitalares.

Os policiais disseram que foi instaurado inquérito para apurar o furto. Eles acreditam que o ladrão estivesse observando a chegada das ambulâncias e teria agido de madrugada, aproveitando que o vigia não estava atento.

DC

Nenhum comentário