Pesquisa Gazeta aponta liderança de Neri Geller para Federal


O Instituto Gazeta Dados, ouviu em Lucas do Rio Verde, 300 eleitores, mas de forma espontânea, ou seja, não é apresentado aos entrevistados, lista com os nomes dos candidatos, o que nos resultados pode provocar distorções como a citação de um nome que disputa para deputado estadual, mas é votado como federal e vice-versa. Dentro do universo de 27 mil 765 eleitores aptos a votarem no município que está distante 360 km de Cuiabá e é referência por causa dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) um dos maiores do Estado, foram citados 10 nomes, sendo que o suplente, Neri Geller, que em 2006 disputou pelo PSDB, hoje lidera a corrida sucessória com 23,20%. Geller está no PP e seus votos garantiram na disputa passada o mandato da atual deputada Thelma de Oliveira que não atingiu o quociente eleitoral superior a 130 mil votos em 2006.


Com oito vagas na Câmara dos Deputados, a disputa para deputado federal deve ser uma das mais duras neste ano por causa do alto quociente eleitoral necessário a se eleger um representante. O índice deve ficar entre 196 mil e 202 mil votos por partido ou coligação. Como se trata de uma pesquisa espontânea, o número de eleitores indecisos chega a 61,20%, um dos mais altos entre os municípios de Mato Grosso. Já aqueles que declararam não votar em nenhum nome, branco ou nulo somaram 8,40%.


O candidato Progressista comentou o resultado da pesquisa. ''Estou contente com o resultado, mesmo sendo espontânea, meu nome é bem lembrado e no dia 3 de outubro as pessoas já estarão decididas em quem votar e irei aumentar ainda mais a porcentagem local'', disse Neri que no final de semana esteve visitando o 11º Festival de Praia e Pesca em Paranaíta, extremo norte do estado e também Apiacás, onde realizou uma reunião com militantes e a comunidade. Ao final do domingo, retornou a Lucas do Rio Verde.





Silval lidera em Lucas do Rio Verde para governador, diz Gazeta


Se as eleições fossem hoje, e o universo eleitoral, o município de Lucas do Rio Verde, o governador e candidato a reeleição, Silval Barbosa (PMDB) seria reconduzido ao governo do Estado para mais um mandato de 4 anos com 42% das intenções de votos. É o que aponta pesquisa do Gazeta Dados que entrevistou 300 eleitores entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro. Depois de Silval, aparece com a metade das intenções de votos Mauro Mendes (PSB) com 21% e Wilson Santos (PSDB) com 12%. Nesta amostragem estimulada, quando são oferecidos uma lista aos eleitores entrevistados com os nomes dos candidatos. Indecisos em Lucas somaram 18% e aqueles que declararam votar branco ou nulo somaram 7%.


O quadro não se altera muito quando a pesquisa através do voto espontâneo, onde os eleitores entrevistados indicam seus candidatos sem receber uma lista com os nomes. Neste caso Silval aparece com 26%, seguido por Mauro com 15% e Wilson com 7%. Os indecisos somaram 46% e nenhum, branco e nulo 6%.


Um dos pólos econômicos mais importantes do Médio Norte, Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, é o principal reduto eleitoral de Otaviano Pivetta, candidato a vice na chapa encabeçada pelo empresário Mauro Mendes (PSB). Pivetta é ex-prefeito, atual presidente do PDT e deputado estadual. Chegou a ser aliado de Blairo Maggi (PR) do qual foi secretário de Desenvolvimento Rural no primeiro mandato.


No intuito de bem informar o leitor e o eleitor, a pesquisa avaliou ainda as convicções de voto onde 57% disseram não mudar; 20% talvez possam mudar de opção e 23% se disseram indecisos. Para aqueles que responderam que podem mudar de candidato, Wilson Santos (PSDB) obteve 10%, Silval Barbosa (PMDB) 18% e Mauro Mendes 30%. Aqui os indecisos também são muitos atingindo 40% e nenhum, branco ou nulo foram apenas 2%.


Quando indagados sobre quem vai ganhar as eleições, Silval alcança 45% dos votos, Mauro Mendes fica com 19% e Wilson Santos com 7%. Neste quesito aparece o quarto candidato ao governo do Estado, Marco Magno (PSOL) com 2% e os indecisos ficaram em 20% e nenhum, branco ou nulo, 7%.


Segundo turno


Nas simulações de segundo turno, que acontece se nenhum candidato atingir 50% mais 1 voto entre os válidos, Silval Barbosa atinge 50% contra 18% de Wilson Santos. Se a disputa for entre Silval e Mauro, o peemedebista aparece com 45% e o socialista com 24%. Num eventual segundo turno entre Mauro Mendes (PSB) Wilson Santos (PSDB), o primeiro aparece com 35% e o segundo com 18%.


Rejeição
Marcos Magno (PSOL) surge como o mais rejeitado com 19%, seguido por Wilson Santos (PSDB) com 14% e Mauro Mendes (PSB) com 8%. O governador e favorito nas pesquisas, Silval Barbosa, é quem tem a menor rejeição com 6%.





Blairo e Abicali, os preferidos ao senado em Lucas do Rio Verde, segundo A Gazeta


Já se as eleições em Lucas do Rio Verde, para as vagas de senador da República (neste ano serão eleitos dois senadores por Estado) fossem hoje, Blairo Maggi (PR) conquistaria a primeira vaga com 68% dos votos. Como cada eleitor tem direito a dois votos em candidatos diferentes as preferências pelo ex-governador foram de 61% no primeiro voto e 7% no segundo voto, conforme o Instituto Gazeta Dados que ouviu 300 eleitores no município, conhecido nacionalmente pelo desempenho na economia sustentada pelo agronegócio. Logo atrás de Maggi, vem o petista Carlos Abicalil com 31% das intenções totais de voto, sendo 9% no primeiro voto e 22% no segundo e Antero Paes de Barros (PSDB) com 18% totais, com 3% no primeiro voto e 15% no segundo. O ex-procurador da República e candidato ao Senado pelo PDT, Pedro Taques aparece com apenas 8%. Ele é o principal candidato da chapa Mauro Mendes (PSB) governador e Otaviano Pivetta (PDT) vice. O pedetista tem em Lucas o principal reduto eleitoral. Já o democrata, Jorge Yanai ,que tem sua base de atuação política em Sinop, aparece com 6% dos votos.


O procurador Mauro (PSOL) e Naildo da Silva Lopes (PV) aparecem com 3% das intenções de votos somados. Para os valores totais não há especificações quanto a indecisos ou ninguém, branco ou nulo. Já quando repartidos por votos, ou seja, no 1º voto ou no 2º, os números de indecisos são 11% no primeiro voto e 28% no segundo. Já para ninguém, branco ou nulo, aparecem 8% no primeiro voto e 16% no segundo.





Dilma tem mais da metade da preferência em Lucas, conforme a pesquisa


Na disputa pela sucessão do presidente da República, Dilma Rousseff, repete em Lucas do Rio Verde, município essencialmente agrícola e que em 2006 não votou em Lula da Silva, a situação do resto do país. A petista lidera com ampla margem de favoritismo atingindo 53% e seguida por José Serra (PSDB) com 33% e Marina Silva (PV) com 4%. Nesta simulação, o número de indecisos atinge apenas 8% e nenhum, branco e nulo somam 2%.


A Pesquisa Técnica foi realizada de 31 de agosto a 02 de setembro, com 300 entrevistas. A margem de erro é de + ou - 4% e foi registrada no TRE/MT sob o nº 32.478/2010.



AssessoriA com A Gazeta

Nenhum comentário