Educação meia Boca: Mães reclamam da falta de vagas nas escolas municipais de Tangará da Serra

Ilustração
Dezenas de mães de alunos da rede municipal de ensino de Tangará da Serra estão indignadas. Muitas delas foram surpreendidas no fim da tarde desta sexta-feira, 08, ao serem informadas que seus filhos não podiam ser rematriculados na escola onde estudam em 2017. Somente no Centro Municipal de Ensino Ayrton Senna foram 23 alunos de terceiros anos prejudicados. Um sorteio foi realizado e os 23 estudantes perderam suas vagas para o 4º ano em 2018. A justificativa, segundo Larrisse Frantz, mãe de aluna, é a falta de salas de aula. “Minha filha foi uma das alunas sorteadas para sair da escola. Agora, os pais terão que sair feito doidos atrás de escolas e será feito sorteio das vagas novamente”, disse ela, indignada.“Excelentíssimo Prefeito Fábio Martins Junqueira, que tanto presa pela Educação, deixar acontecer isso porque não tem uma sala para por 23 alunos que irão pra o 4º ano. Foi humilhante o que esses 23 pais passaram ontem na escola Airton Senna, crianças chorando sem saber o que estava acontecendo”, comentou Larisse, dizendo que os pais esperam respostas das autoridades.
 “Meu filho perdeu a vaga também, a escola fica aqui perto de casa e agora vou ter que ir atrás de outra escola. E pra completar, ainda terá outro sorteio, ou seja, ele pode ficar fora desse sorteio também. É lamentável isso, a gente paga imposto certinho e na hora dedar educação para nossos filhos tem que implorar por vaga. Isso é uma injustiça com nossos filhos”, lamentou uma segunda mãe.
Outra mãe de aluno questiona a transparência do sorteio, que, para ela, já é errado. “Por que não fizeram na frente de todos os pais e alunos? Um conselho, procure a promotoria, sua filha tem direito à vaga, nem questione, só vá na justiça”, recomendou.Uma quarta mãe contou que seu filho também participará de um sorteio na Escola Municipal Joana D’arc. Ela busca pela matrícula do adolescente no 9º ano, mas terá que passar por um sorteio na próxima semana.A Secretaria Municipal de Educação (Semec) divulgou na semana passada um cronograma de matrículas e rematrículas. O calendário inclui, além das rematrículas já sorteadas, inscrições de novos alunos entre os dias 15 e 18 de dezembro, sorteio no dia 19 de dezembro e a matrículas dos alunos sorteados, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de dezembro.

Da Redação com Tangará em Foco

Nenhum comentário