Bombeiros resgataram uma Onça Parda no assentamento Santo André


Foto: Izaias Gregório

A Onça foi resgatada na manhã desta quinta(13),no assentamento Santo André, município de Santo Afonso, cerca de 30 Quilômetros de Tangará da Serra.
A Suçuarana, mais conhecida como onça-parda foi encontrada com vários ferimentos causados supostamente por arma de fogo.

Foto: Izaias Gregório
O animal  foi encontrado pelos sitiantes ao perceberem uma movimentação estranha do Gado, segundo Aldenir de Oliveira  proprietário do sitio, a decisão de apreender a Onça e chamar o corpo de bombeiros  foi tomada após perceber os ferimentos, ainda segundo o sitiante que mora a 18 anos na região, essa foi a primeira vez que ele viu uma Onça de perto.

.De acordo com o sargento Emanuel do corpo de bombeiros, quando a guarnição chegou ao local o animal já estava dominado bastando apenas coloca-lo na Jaula, ainda segundo o sargento o próximo passo agora será entregar o animal para a equipe da Sema, que estará providenciando o transporte dela para Cuiabá, onde passará por tratamento e reabilitação.
A onça-parda que é um animal solitário e apresenta hábito de vida noturno. Porém, embora mais raramente, durante o dia também costuma caçar.


- O nome científico da onça-parda é Puma concolor.

- O animal adulto pesa entre 45 e 70 quilos.

- Possuem entre 1,70 e 2,10 metros de comprimento.

- A onça-parda á carnívora e se alimenta, principalmente, de pequenos mamíferos, aves e roedores de pequeno porte.

- Em seu habitat natural e preservado, os animais desta espécie vivem, em média, 20 anos.

- A gestação da onça-parda dura entre 82 e 96 dias.

Ameaça de extinção

As principais ameaças de extinção desta espécie são: redução de seu habitat (causado por desmatamentos) e a prática da caça ilegal.


Curiosidades:

- A onça-parda possui grande habilidade para subir em árvores.

- Os filhotes da onça-parda ficam sob os cuidados maternos até completarem dois anos de idade

Ferimentos supostamente causados por arma de fogo

   
   

Nenhum comentário