Força Nacional de Segurança vai combater tráfico de drogas na fronteira


Soldados da Força Nacional de Segurança podem ajudar no combate ao narcotráfico na fronteira Brasil/Bolívia, através da região de Cáceres.

O governador Silva Barbosa, já requisitou o emprego da tropa ao ministro da Justiça, Tarso Genro.

A revelação foi feita, pelo próprio governador, na semana passada, durante o Governo Itinerante, em Cáceres.

A operação já tem inclusive nome: será a “Campanha Sentinela”.

“Ao invés de estar correndo atrás de trabalhadores e madeireiros a Força Nacional de Segurança será empregada no combate o tráfico de drogas na fronteira. Já falei com o ministro que sinalizou positivo para a missão”, disse.

A Força Nacional é acionada quando um governador requisita auxílio federal para conter atos que atentam contra a lei e a ordem e que perigam sair do controle das forças de segurança locais.

Ela já foi utilizada no Espírito Santo e no Mato Grosso do Sul, primariamente para ajudar a conter rebeliões em presídios.

O Governo Federal chegou a oferecer a presença da Força Nacional ao Estado de São Paulo, durante os ataques às forças de segurança estaduais ocorridos em 2006, mas a oferta foi recusada pelo Governo do Estado paulista.

Em Mato Grosso, ela já foi utilizada para combater crimes ambientais, através de desmatamentos.

A data das operações ainda não está definida.

Porém, deverá ocorrer, nos próximos meses, assegurou o governador lembrando que a segurança na fronteira será uma das prioriedades do seu governo.

Para comprovar, afirmou que já autorizou a secretaria de Justiça e Segurança Pública a aquisição de, pelo menos, mais dois helicópteros, dos quais um será empregado, pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) no combate a criminalidade na área.

Adiantou que “para fortalecimento das polícias” estará ampliando o número do efetivo tanto da Polícia Militar quanto da Civil.

“A nossa meta é ampliar de 7 para 12 mil policiais militares, nos próximos anos. Além de aumentar e dar maior estrutura para a Polícia Civil”.

A situação é considerada preocupante.

De acordo com estatística do próprio governo, cerca de 5 toneladas de entorpecente sai, mensalmente, da região para abastecer 80% do consumo no país.

Somente neste ano, conforme a polícia, já foram apreendidas mais de mil quilos de pasta base de cocaína.

Porém, o número de apreensão é infinitamente menor do que a quantia que escapa das ações das polícias.

Além do narcotráfico na fronteira, o governador reafirmou empenho para o combate ao tráfico doméstico.

“Não admito, no meu governo, que a sociedade saiba onde funcionam as bocas de fumo e a polícia não. Se sabe tem, obrigatoriamente, que desmantelar” recomendou lembrando que “apesar de não termos um número de policiais necessário, somente em Cuiabá já foram estouradas mais de 600 bocas de fumo”.

Em Cáceres, conforme o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) já foram 38 somente, nos meses de abril e maio.

No entanto, o as informações são de que, existam mais de 150 pontos de revenda de drogas no município.



JORNAL EXPRESSÃO

Nenhum comentário