Aviões e carros pipas trabalham para evitar a retomada do fogo em Marcelândia

Redação 24horasNews


Apesar de estar sob controle os focos de incêndio em Marcelândia (710 km ao Norte de Cuiabá), é grande o cuidado dos órgãos envolvidos no combate ao fogo que atuam no local. Homens do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, brigadistas do Ibama e Defesa Civil estão sob constante vigilância para evitar que volte a queimar ou se propaguem focos de calor.

O combate pelo ar - O avião de reconhecimento do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) faz um voo e levanta os pontos críticos, em seguida os dois aviões de combate a incêndio decolam para jogar os 4.500 litros de água nos locais em que o calor e a fumaça sugerem perigo.

O combate por terra - Sete caminhões pipas trabalham em diferentes pontos da região e mantêm o controle. Na manhã desta sexta-feira (13.08) um caminhão foi acionado para apagar um foco no lixão da cidade.

Assim prosseguem as atividades de combate ao fogo. É grande o número de material de combustão, a temperatura gira em torno de 35 graus, a umidade relativa do ar é muito baixa, e os fortes ventos são fatores que deixam a equipe em estado de alerta.

A equipe do Ciopaer com o helicóptero, que atuava numa operação de fiscalização no Norte de Mato Grosso, foi praticamente a primeira a chegar em Marcelândia na quarta-feira e desde então atua permanentemente no combate ao incêndio.

O coordenador de Operações Aéreas e piloto comandante, tenente-coronel Heverton Mourett, conta que as imagens e a velocidade com que o fogo se propagava eram impressionantes. O segundo piloto do Ciopaer e especialista em incêndio florestal, major Metelo, também relatou que era grande o desespero na cidade e a experiência da equipe contribuiu para coordenar os trabalhos.
Montamos o primeiro gabinete, tomamos as providências, orientando e direcionando as ações, o que foi fundamental naquele momento, disse o tenente-coronel Mourett.

Nenhum comentário