Acadêmicos da Unemat ficam feridos em acidente na rodovia 358

Depois de mais um acidente - em que dois jovens resultaram gravemente feridos - o assunto da duplicação do trecho da MT-358 entre o campus da Unemat e o trevo do Cristo Redentor, em Tangará da Serra, voltou à pauta.
Conforme matéria publica na página 07 desta edição, uma colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete no final da manhã de ontem quase resultou em tragédia. O saldo foi dois jovens feridos com gravidade, um deles internado numa unidade de terapia intensiva de um hospital da cidade.
Os dois jovens são universitários do curso de Agronomia da Unemat, o que reascendeu acirradamente a discussão sobre a necessidade de duplicação do trecho em questão. O trajeto entre o trevo do Cristo Redentor e a Unemat tem grande tráfego, justamente em função das aulas da universidade.
Em contato com a redação do Diário da Serra, o deputado estadual Wagner Ramos (PR), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, reafirmou o compromisso do estado em duplicar o aquele trecho da MT-358. Ramos afirma que o projeto de duplicação está protocolado na Secretaria de Estado de Infraestrutura e há a confirmação de uma parceria entre o próprio governo e a prefeitura de Tangará da Serra. No acordo, a prefeitura entra com maquinário e terraplenagem, enquanto o governo fornece o material asfáltico, além do reforço do aparato do MT Regional.
Segundo o parlamentar, alguns fatores teriam comprometido a execução das obras desde o protocolo do projeto, no final de 2009, até hoje. “Ano passado, 2010, era ano eleitoral, o que praticamente impede a execução de obras. Outra questão é o tempo chuvoso. Não há como realizar as obras com estas chuvas”, explicou.
Entretanto, Wagner admite a urgência da duplicação e vê como legítima a exigência da comunidade acadêmica da Unemat. “Nós sabemos da necessidade e da urgência desta obra, e ela vai sair ainda este ano. Vai iniciar assim que terminar este período de chuvas”, garantiu o deputado.
PROJETO - O trecho a ser duplicado compreende 5,42 quilômetros, até o posto de saúde da Vila Goiás, já na Rua 26. Há possibilidade de divisão da pista no sistema “New Jersey”, com blocos de concreto. O projeto preliminar apresentado na Secretaria Municipal de Planejamento pela empreiteira Nacon Engenharia em dezembro de 2009 inclui pontes sobre o córrego Estaca e sobre a barragem existente nas proximidades da Unemat. Também estão previstos um bueiro celular na depressão próxima ao estádio Mané Garrincha e uma ciclovia ao longo do trecho



DA REDAÇÃO COM SERGIO ROBERTO/DS

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