Projeto “Mais Leite” da secretaria de Agricultura registra parto gemelar em vaca leiteira

O Projeto Mais Leite desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), registrou a ocorrência de parto gemelar em uma vaca leiteira pertencente ao projeto. Segundo o Médico Veterinário Rodrigo Marques dos Santos, coordenador do projeto, trata-se de um acontecimento raro em bovinos.
O nascimento ocorreu no dia 02 de março de 2011, na Unidade Experimental da SEAPA junto a Escola Agrícola Ulisses Guimarães. A vaca da raça Girolando deu à luz a duas bezerras, fruto de Inseminação Artificial realizada em maio de 2010. Esse é um acontecimento afirmou o técnico - que se notabiliza como especial. Uma grata surpresa na condução desse importante projeto.
Conforme ele, a incidência do nascimento de bezerros gêmeos é de 3% e é capaz de atingir a 5% do rebanho, no caso de animais zebuínos. O médico veterinário afirma ainda que os bovinos normalmente só geram um bezerro por ano, e justamente por esse motivo a mãe das bezerras gêmeas torna-se especial devido essa propensão.
Outro dado positivo apontado pelo Médico Veterinário, é a característica transmissível de gerar gêmeos, o que certamente vai fazer que as bezerras tenham grande chance de parir gêmeos na idade adulta.
Acredita-se que as bezerras tenham sido geradas através da fecundação entre dois óvulos e dois espermatozóides, já que os animais não são totalmente iguais: Esse processo deve ter ocorrido quando ocorreu a ovulação e foram liberados dois óvulos, que foram fecundados por dois espermatozóides diferentes, gerando dois embriões e conseqüentemente as duas bezerras.


Assessoria

Nenhum comentário