Instituto Mark apresenta primeira pesquisa após confirmação de candidaturas

Pesquisa realizada este mês em Tangará da Serra pelo Mark Instituto de Pesquisa de Opinião Pública aponta o desempenho dos candidatos a todos os cargos na corrida eleitoral deste ano. A pesquisa foi realizada nos dias 10, 11 e 12 deste mês entre 252 entrevistados e tem registro no TRE-MT com protocolo 20.777/2010.
Nas eleições proporcionais, a amostragem aponta a liderança dos candidatos republicanos a deputado estadual, Wagner Ramos, e a deputado federal, Wellington Fagundes, entre os 252 eleitores consultados. Para o Senado Federal, os dois primeiros colocados são o ex-governador Blairo Maggi (PR) e o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB).
Nas majoritárias, a pesquisa do Mark mostra a preferência do eleitorado pelo tucano José Serra na corrida presidencial, enquanto o peemedebista Silval Barbosa aparece em primeiro na disputa pelo governo do Estado de Mato Grosso.
Segundo o instituto, a pesquisa foi realizada através do método Survey, com utilização de software especializado em estatística, planilhas e gráficos, a partir de uma fórmula para universo finito, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
PROPORCIONAIS – Na disputa por vagas na Assembléia Legislativa, Wagner Ramos (PR) lidera a pesquisa com ampla vantagem entre os candidatos com base em Tangará da Serra. Na amostragem estimulada, o atual deputado republicano foi apontado por 47,2% dos entrevistados, contra 11,5% para o segundo colocado, Silvio Delmondes, do PRB. Na terceira colocação, Saturnino Masson, do PSDB, foi indicado por 6,3% dos pesquisados.
Na seqüência aparecem Airto Franchini (PP), com 4,8%; Edna Campos (PMDB), com 3,6%; Francisco Clemente (PTB), com 2%; e Wagner Gouveia (PTN), com 1,2%. Indecisos somaram 21,4% e votos brancos e nulos ficaram com um percentual de dois pontos percentuais.
Na modalidade espontânea, apenas três tangaraenses são citados pelos eleitores entrevistados, sendo que um deles não é candidato. Wagner Ramos aparece novamente na liderança com 21%, enquanto os cuiabanos Sergio Ricardo, Alexandre César e Guilherme Maluf aparecem na seqüência, respectivamente, com 2,8%, 2,0% e 1,6%. O outro tangaraense citado na modalidade espontânea é Francisco Clemente, do PTB, com 0,4%. Indecisos somam 59,1% dos eleitores consultados.
Na disputa por vagas na Câmara Federal - modalidade estimulada, Wellington Fagundes (PR) figura em primeiro lugar, com 12,7%. Logo em seguida aparece Carlos Bezerra (PMDB), com 10,3%, e Ságuas Moraes (PT), com 7,5%. Uma parcela correspondente a 36,5% dos entrevistados mostrou indecisão quanto à sua preferência.
O ex-governador Blairo Maggi (PR) e o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) lideram a corrida pelas duas vagas do Estado no Senado Federal. Enquanto o republicano conta com 38,9% na preferência do eleitorado tangaraense, o tucano figura com um percentual de 18,6%. Carlos Abicalil, do PT, tem 13,9%, e Pedro Taques (PDT) aparece com 4,6%. Indecisos somaram um percentual de 17,3% na amostragem.
MAJORITÁRIAS – Na corrida pelo governo do Estado, na versão espontânea, a pesquisa do Instituto Mark mostra o atual governador, Silval Barbosa (PMDB), como líder na preferência do eleitorado com 19,8%. O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, do PSDB, vem em seguida com 14,3% da preferência dos 252 eleitores entrevistados na pesquisa. Mauro Mendes, do PSB, aparece na terceira colocação, com 6,7 pontos percentuais. Nesta modalidade, vale salientar, a exata metade dos eleitores consultados (50%) se mostra indecisa.
Silval Barbosa também lidera na modalidade estimulada. O peemedebista aparece em primeiro com 34,1%, enquanto o tucano Wilson Santos vem em segundo lugar, com 27,8%. Mauro Mendes vem em terceiro, com 11,9%. Neste levantamento, os indecisos somam 20,2%.
Na corrida presidencial, José Serra, do PSDB, lidera nas duas modalidades de consulta. Na espontânea, Serra aparece com 32,5%, enquanto na estimulada o tucano freqüenta a primeira colocação com 48% da preferência do eleitorado.
Dilma Roussef, do PT, é a segunda na preferência dos 252 eleitores tangaraenses consultados. Na espontânea, Dilma tem 32,5%, enquanto na estimulada a petista obteve um percentual de 30,2%.
Marina Silva, do PV, figura na terceira colocação, com 3,6% na espontânea e 10,3% na estimulada. Nas duas modalidades, os indecisos somam 38,9% na espontânea e 9,5% na estimulada.


Da Redação com DS

Nenhum comentário